Terapias

Yoga e as Emoções

Neste artigo, vamos explorar como lidar com as emoções desagradáveis de repulsa, medo e tristeza através da yoga.

A rasa nojo [Vibhatsya] é um sentimento geral de insatisfação consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.
Se você simplesmente está insatisfeito com o mundo, você fica com raiva.

Mas se o sentimento também inclui você, você está aborrecido. Este sentimento é também a essência de um estado de depressão, embora de depressão prolongada, outros rasas desagradáveis pode eventualmente se manifestar. O sentimento de repulsa, muitas vezes leva ao mau comportamento para com os outros. Quando este modo está dominando, a pessoa tem realmente desistido. O rei [ego] abandonou o país [o corpo]. Assim, o intelecto perde seu poder, mente e se liberta do controle, o que freqüentemente leva a comportamentos pouco saudáveis. Os desejos dos sentidos facilmente obtêm a supremacia, a química do corpo produzindo mal e distúrbios nos relacionamentos.

 

Muitas vezes, os erros pessoais estão no fundo desse sentimento. A vergonha faz com que você solte a autoconfiança. A causa também pode ser outras pessoas: o sentimento de não ser amado, o sentimento de ser enganado e humilhado, e a vergonha de não ser capaz de defender-se.

A rasa nojo normalmente se manifesta como uma espiral descendente emocional. Isso faz com que ações vão contra as leis da natureza. Essas ações geralmente produzem mal-química do sangue, o que mais a sensação de cimentos.

Em casos de depressão prolongada, isto significa que a purificação do sangue é uma obrigação de sair dela. O jejum, banhos de suor, – todos os elementos de panchakarma são altamente recomendados neste caso. E assim é uma mudança de estilo de vida.

Enquanto outras rasas desagradáveis como raiva ou medo ainda tem alguma função, algum valor na comunicação entre as pessoas, por exemplo, o sentimento de repulsa realmente não faz sentido.

Ele simplesmente não leva a nada, exceto para o ponto onde você decidir que é suficiente e você direcionar sua energia longe dele. Sempre que um sentimento de insatisfação surge, a melhor coisa a fazer é esquecê-lo.

Talvez possa dizer-lhe para se livrar de alguns maus hábitos se essas estão na raiz do mesmo. Mas, geralmente, o sentimento só precisa ser demitido a desaparecer.

A boa notícia é que o nojo é o sadhana mais rasa. Prometa a si mesmo que hoje você não vai permitir que quaisquer sentimentos ou pensamentos negativos venham sobre si mesmo.

Não adianta ter argumentos internos sobre isso ou descobrir as causas desses sentimentos. Sempre que eles desenvolvem, basta dizer-lhes que esperem até amanhã e direcionar sua atenção para outro lugar.

O melhor antídoto para a insatisfação é a rasa Shringara: amor e da beleza. Conheça seus amigos e família, e se isso não é opção, vá para a beleza da natureza, música, decoração para casa e assim por diante.

Limpar o local, tomar um banho vestiu roupa nova. Aumentar ainda mais sua autoconfiança através do exercício físico com os esportes, asanas ou artes marciais.

Medo

A rasa medo [Bhayanaka] é expressa em preocupações, nervosismo e ansiedade até verdadeiro terror. Isso faz com que a mente trabalhe muito rápido.

O medo sempre diz respeito ao futuro e temem sadhana deve incluir a compreensão da natureza do futuro. Se você avaliar o seu passado, torna-se claro que a boa ou má sorte, muitas vezes determinam o seu sucesso.

O que quer que o plano que você fez, problemas inesperados e as oportunidades sempre lhe causou a mudar seus planos. É lógico que este não será diferente para o futuro.

Sadhana necessita viver no agora e fazer o que você pode agora. Suas responsabilidades para com os outros pode criar uma obrigação de fazer alguns planos, mas isso deve ser feito sem atribuir demasiada importância a eles.

Yoga
Yoga

A principal coisa é ficar de mente aberta e flexível. Um bom planejamento pode exigir certa repetição, mas quando você encontrar-se a pensar no mesmo problema repetidas vezes, você é preocupante.

Verdadeiramente, essa preocupação impede de ver as soluções óbvias para os seus problemas, ou as oportunidades que se escondem por trás deles. Para uma pessoa espiritual, cada problema é uma oportunidade de melhoria. Você sempre se preocupa em perder as coisas às quais você está conectado, se você os tem ou esperança para atingi-los.

O medo, portanto, requer que você avalie seus anexos. Nada neste universo dura para sempre.

A mudança é inevitável. Perder faz parte do jogo. Substitua o sentimento de medo do desconhecido com o sentimento de admiração. Se a vida não fosse cheia de surpresas, não valeria a pena viver.

Ao nível do corpo, o Vata [vento] dosha deve ser moderado. Evite o alho, cebola, repolho e leguminosas se não for devidamente cozido e especiarias suficientemente quentes.

Beba água armazenada durante a noite em uma taça de prata. Verifique se o seu nível de açúcar no sangue está baixo: este não é um dia de jejum alimentar.

Tristeza

A rasa de tristeza [Karuna] pode vir como tristeza pessoal, sentimento de piedade para os outros ou a verdadeira compaixão. Compaixão é um sentimento de bondade universal, em que a tristeza foi largamente substituída pelo profundo conhecimento que todos nós estamos enfrentando o mesmo problema: a ilusão de serem indivíduos.

Enquanto a maior Karuna é a compaixão, karuna a palavra original sânscrito significa “tristeza”. Esse sentido mais popular da rasa karuna encontra expressão em muitos tipos de arte, literatura, teatro e na Índia.

A tristeza é um sentimento que vem quando você tem que deixar de ir anexos. Em piedade, você esquece que os problemas das outras pessoas são essencialmente o mesmo que o seu próprio.

Em caso de tristeza, é bom chorar. No entanto, não é aconselhável deixar-se afundar nela. Quando ocorre uma dormência natural, nada parece interessante e você não é mais capaz de encontrar o desejo pessoal, você deve tentar dedicar a sua energia para ajudar os outros. Aí reside a verdadeira cura.

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